Quando paramos para pensar no formato com maior penetração, aceitação e retornos, não tem como não considerar os vídeos como o grande protagonista. De fato, segundo a Cisco, até 2020, cerca de 82% do tráfego da internet vai passar necessariamente por este formato.
E para reforçar a importância de apostar no formato, e mostrar que a animação é a nova tendência, aqui vão algumas estatísticas extras:
- Landing Pages com vídeos convertem até 80% a mais;
- Depois de assistir a vídeos corporativos, 64% dos usuários têm mais propensão a comprar;
- 1/3 de toda a atividade online está relacionada ao consumo de vídeos;
- 50% dos executivos procuram informações em vídeo na hora de decidir sobre um produto;
- Só no YouTube, mais de 3 bilhões de horas são dedicadas aos conteúdos audiovisuais, por mês.
O que as animações têm a ver com isso?
Com um número tão grande de vídeos, e com todos tentando chamar a atenção dos usuários, está ficando difícil para as empresas conseguirem chamar a atenção. Se você publicar mais um vídeo com um sujeito falando por muito tempo ou produções, digamos, chatas, não vai chegar a lugar algum, nem a ninguém.
Na verdade, os internautas não dedicam muito tempo à mesma coisa na internet, seja para assistir vídeos ou para ler artigos. É aí onde as animações se destacam: são mais eficientes na hora de emocionar. Em outras palavras, as animações são mais cativantes e geram mais interações. Outra coisa é que estamos acostumados relacionar um vídeo filmado à publicidade. As animações meio que correm por fora dessa percepção.
A imaginação
A maioria das pessoas costuma associar desenhos animados a bons momentos, principalmente da infância. A animação tem essa capacidade, de causar uma certa nostalgia, uma das emoções mais fortes que um conteúdo pode ter como objetivo.
De acordo com alguns estudos, a nostalgia tem o poder de filtrar todas as emoções negativas e combater a depressão. Ou seja, é uma linha direta com o sensorial. Vamos direto à imaginação do usuário, e o que pode ser mais importante em uma campanha de marketing do que conseguir conectar-se neste nível com o público? Tem até marcas apostando na nostalgia por meio do resgate de suas antigas logomarcas, como a Nike a e a Pepsi.
E o cliente?
Elemento essencial da equação e start de uma produção específica, como um vídeo institucional, entra o cliente. O que o cliente quer? Podem ser várias coisas: ganhar mais visibilidade, melhorar a imagem da marca, promover a venda de um produto específico. A questão é, o cliente percebe o poder do vídeo marketing? De fato, mais do que entender, muitas vezes a barreira reside mais em preocupações com o orçamento e execução.
Pois bem, não é tão estranho que alguns executivos tenham essa impressão. O vídeo está um pouco mais distante do que as pessoas podem fazer no estilo do-it-yourself, mais ainda quando o formato escolhido é uma animação. Exatamente por isso, para conectar pontas opostas, para viabilizar projetos, para planejar e executar uma produção, entra a agência.
E se todos entendemos que o vídeo é uma poderosa ferramenta de marketing, e que a animação é a nova tendência, sendo um tipo de vídeo com muito mais poder de persuasão, podemos intuir que apostar neste formato pode proporcionar resultados muito melhores. Em outras palavras: aproveite a possibilidade de emocionar com animações.