Quando as dificuldades financeiras começam a despontar, seja por um momento ruim no cenário nacional ou então simplesmente porque o mercado não anda lá essas coisas, o primeiro pensamento é cortar gastos. Mas, o que muitos esquecem, é que existem oportunidades na crise.
É nos momentos mais difíceis que aprendemos a otimizar processos, economizar recursos e até reinventar a roda. No marketing, não há nada de diferente. O negócio é analisar as possibilidades e inovar.
Crise e oportunidade no marketing
Se a propaganda é a alma do negócio, por que será que muitos empresários cortam logo de cara os investimentos em marketing? A crise atinge a todos, inclusive seus clientes mais fiéis, fazendo com que eles deixem de comprar com tanta frequência.
A solução, neste caso, é encontrar novos clientes dispostos a comprar, o que faz do marketing seu maior aliado. E não estamos falando apenas do marketing digital, tampouco somente do marketing tradicional.
É preciso saber combinar as ferramentas disponíveis de modo a reduzir custos e aumentar o retorno sobre o investimento. E aí vale de tudo: desde carro de som no bairro onde sua loja está localizada até links patrocinados no Google com segmentação por geolocalização.
Expandindo o mercado
É bem verdade que o marketing digital amplia consideravelmente a capacidade de comunicação de qualquer empresa. Imagine que existem empresas do Sri Lanka vendendo produtos para brasileiros, tudo graças à internet.
O inverso pode ser feito também: você pode começar a vender produtos e serviços para outros países, basta um bom planejamento de marketing. E nem é preciso tanto investimento quanto você possa pensar.
Para quem vende produtos, é possível contratar empresas de redirecionamento de encomendas, que são especializadas em importações e exportações de produtos. Mediante o pagamento de uma taxa, você pode vender para o mundo inteiro sem ter nenhum tipo de conhecimento sobre comércio exterior.
Já para quem vende serviços, o céu é o limite. Com o cloud computing praticamente não temos barreiras para oferecer serviços de consultoria, softwares e ferramentas on-line.
Aproveitando as oportunidades
Talvez uma das dicas mais importantes para que você aprenda a encontrar oportunidades na crise é parar de ler e ouvir jornais de forma pejorativa.
Alguém morreu? Triste, mas existe todo um mercado a partir disso: floriculturas, funerárias, cemitérios, venda de jazigos, etc. O mercado de venda de softwares já não é mais o mesmo? O momento é ideal para trabalhar com aplicativos mobile e plataformas responsivas.
O orçamento de marketing não deu? Hora de arregaçar as mangas, montar um blog no WordPress e começar a compartilhar conteúdo otimizado para encontrar novos clientes.
Sempre há saída, desde que você não faça da crise um motivo para ficar paralisado. Até mesmo Walt Disney, celebridade mundial, passou por momentos difíceis. Taxado de não criativo, foi demitido, faliu a mesma empresa várias vezes, até que acertou. Enquanto uns choram, outros vendem lenço.
Antes de ver crise x oportunidade como um duelo, veja como a junção das condições propícias para inovar. Quando sua grande ideia surgir, conte com a gente para comunicá-la ao mundo!