Marketing off-line, marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo. Já se perguntou se, e por que investir em marketing? Ou se vale a pena investir em tudo isso? Se você tem essa dúvida, provavelmente desconhece o poder do marketing ou, ainda, não obteve os resultados que esperava.

 

Seja qual for o cenário, é compreensível que investir em marketing não pareça tão importante. Afinal, o boca a boca ainda existe, você tem cartões e flyers e sua empresa já tem site e, talvez, até um perfil nas redes sociais. Será que fazer mais do que isso é realmente necessário?

 

Ao final da leitura deste post você vai entender que o motivo para se investir em marketing é simples, mas poderoso: “quem não é visto, não é lembrado” e, para sobreviver, qualquer negócio precisa ser visto e lembrado. Acompanhe!

“Todo mundo está fazendo”, mas você não é todo mundo. E agora?

Vamos começar tomando como exemplo aquilo o que “todo mundo” que quer buscar um lugar ao sol e se destacar da concorrência está fazendo: marketing de conteúdo, a bola da vez no marketing digital.

 

Sete em cada dez empresas investem em marketing de conteúdo (Content Trends). Isso significa que, não investir nessa estratégia te coloca em significativa desvantagem, tendo em vista que graças a ela, essas empresas geram 3,2 vezes mais leads do que as demais.

 

Isso significa, também, que começar a investir é o mínimo que você tem que fazer para simplesmente marcar presença junto à quem já o faz. E essa é uma realidade que vale para o marketing como um todo: você deve investir em marketing porque se você não fizer, a concorrência faz e é você quem fica para trás.

Investir marketing é só para fazer o que “todo mundo” já faz?

A resposta é “não”. É natural que se questione porque investir em marketing se for para fazer aquilo o que a concorrência já faz. A verdade é que isso só vai acontecer se você não buscar formas de fazer o igual de uma maneira diferente.

 

Philip Kotler, um dos maiores especialistas no assunto, diz que “marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”. E para que isso dê certo, mais do que investir, você precisa investir bem, buscando estratégias que sejam adequadas ao seu negócio, o seu mercado e o seu público.

 

Isso inclui estudo e planejamento. Algo que pode te levar, inclusive, a avaliar a possibilidade de adotar estratégias do marketing off-line que, ao contrário do que pode parecer no momento, ainda pode trazer bons resultados.

Seja visto e lembrado: investir em marketing para mostrar ao mundo aquilo o que a sua empresa faz

A ideia não é só “fazer propaganda”. Há muito, já não adianta mais simplesmente divulgar a existência de uma empresa ou produto, por exemplo. Descobrir o como fazer e, de fato, adotar estratégias que gerem resultados para a sua empresa é o que permite entender porque investir em marketing.

 

Para sobreviver, um negócio precisa atrair consumidores e investidores. Para ambos, há cada vez mais opções e vence quem consegue se destacar em meio à concorrência e, mais do que isso, quem consegue provar que merece esse destaque.

 

Investir em marketing é fazer com que a sua empresa, seus serviços e produtos sejam vistos, conhecidos e lembrados como referência em um cenário em que, em meio a tantas opções, ser esquecido é um risco cada vez maior.