Crise; corte de gastos; equipe enxuta; fazer mais com menos. Essas são palavras que assustam qualquer um, especialmente o pessoal do marketing, que é um dos setores mais atingidos quando o lema da empresa se transforma em reduzir custos.

Mas você sabia que o marketing é o diferencial que você precisa para seguir conquistando novos clientes e fidelizando os atuais, mesmo em tempos de crise? Isso mesmo: investir em branding em tempos de crise pode ser a sua salvação.

Por que investir em branding em tempos de crise?

Quando a falta de dinheiro afeta sua empresa, ela afeta os consumidores também. E os clientes começam a pausar contratos, somem das reuniões, não atendem ao telefone ou são sinceros, dizendo que também estão cortando gastos.

Seu caixa vai apontando para baixo, os cortes começam, a preocupação aumenta, o turnover é generalizado e recuperar-se dessa situação vai se tornando cada vez mais difícil. Isso acontece porque você para de se comunicar com o mercado.

Se os clientes atuais estão deixando de comprar, você precisa de novos clientes. Pessoas ou empresas que ainda não foram afetadas pela crise ou que veem nela uma forma de se destacar e conquistar market share. Você precisa ser visto!

E, para ser visto, você tem que investir em branding.

Como investir em branding na crise

Foi-se o tempo em que para ganhar visibilidade e atrair clientes você precisava de grandes orçamentos. Hoje em dia, até a menor empresa pode estabelecer uma boa comunicação com seu público. Basta fazer branding digital.

Comece por um site intuitivo e bem otimizado para os mecanismos de buscas. Estar nas primeiras páginas do Google faz toda a diferença nos resultados.

Crie conteúdo próprio para atrair e educar leads. A forma mais eficaz de fazer com que as pessoas confiem na sua marca é mostrar seu conhecimento e capacidade de realização. Esse conteúdo também deve ser otimizado com técnicas de SEO, a fim de ajudar no posicionamento e visibilidade do seu site.

Em seguida, compartilhe seu conteúdo em redes sociais e plataformas como o Medium, Quora ou Inbound.org. Quanto mais pessoas entrarem em contato com a sua marca, maior serão os resultados dos seus esforços de branding digital.

Participe de debates em grupos específicos em plataformas como o Linkedin. A presença digital de CEOs, CMOs, entre outros profissionais da empresa pode incrementar os resultados do negócio e atrair mais clientes.

Aproveite os contatos feitos nessas interações e apresente sua empresa e as soluções que ela fornece. Uma mensagem privada bem elaborada pode fomentar os negócios sem nenhum custo adicional.

Por fim, mantenha um bom relacionamento com seus clientes atuais. A manutenção da relação é fundamental para que você passe pela crise mais rapidamente. Se você abandona seus clientes nos momentos mais difíceis, não é nos mais fáceis que eles vão lembrar de você.

Apostar em uma comunicação de duas vias, com foco na educação e geração de valor, é uma boa prática a ser implementada. Mesmo que seu cliente não possa comprar agora, ele estará com sua marca na cabeça o tempo todo. Quando as coisas melhorarem, ele saberá que você não o abandonou.

Manter-se presente e ajudar seus clientes a passarem pela crise ou pela bonança é a melhor forma de construir sua reputação e trazer mais resultados para o seu negócio.