Muita gente fala do poder do vídeo institucional, da sua capacidade de convencimento e fidelização, melhoria dos processos de vendas e entrega de valor para marcas e produtos. De fato, são afirmativas a levar em conta, e há várias evidências que comprovam a sua eficácia. Pra dar uma melhor ideia, vejamos alguns números:

  • segundo um estudo da Forrester, 1 minuto de vídeo equivale a mais de 8 milhão de palavras;
  • para a Animoto, 56% dos consumidores acredita que, se uma empresa tem uma página web, também deveria ter conteúdos em vídeo;
  • antes de ler qualquer texto, 60% dos visitantes da sua página vão assistir vídeos, se estiverem disponíveis, de acordo com a Diode Digital;
  • a Animoto também indica que 63% dos consumidores afirmam que companhias que usam vídeos sabem efetivamente como dialogar com seus consumidores.

Ou seja, números não faltam para comprovar o poder dos vídeos na comunicação corporativa. A questão é, repetindo a pergunta inicial, seu vídeo tem cara de quê? Porque, se é importante investir nessa mídia, mais importante ainda é criar um conteúdo audiovisual que seja capaz de dialogar com os consumidores.

Antecipando a resposta do questionamento anterior: seu vídeo tem que ter a sua cara, mas também precisa conseguir ajudar o consumidor a decidir. Aliás, a gente já falava outro dia sobre o papel do marketing para apoiar vendas. Sim, seus vídeos têm que sensibilizar o target, mas também precisam ser capazes de melhorar sua imagem, fidelizar consumidores ou, em um sentido final, gerar mais conversões.

Vídeo Institucional, mode on

Nosso objetivo não é, necessariamente convencê-l@ de que os vídeos valem a pena, acreditamos que você já sabe disso. E, se estamos certos, podemos inclusive fazer outra pergunta, ou duas. A primeira: sua companhia já tem um vídeo institucional? Em caso afirmativo: seu vídeo corporativo, efetivamente, funciona?

Se sua empresa ainda não conta com um bom conteúdo audiovisual, ou mesmo se o que já foi feito não atende às expectativas, quem sabe a gente não pode dar uma força? Neste sentido, a Salsa Comunicação gostaria de compartilhar algumas dicas para que seu vídeo tenha a sua cara e, de quebra, ainda lhe ajude a cumprir com seus objetivos.

01. Defina seu target

Para dialogar com o público, o marketing audiovisual precisa ser capaz de se posicionar e de comunicar qual é o valor da sua companhia, mas isso tem que ser feito para o público correto. Suas propostas não vão agradar a todo mundo, por isso, deve ser pensada especificamente para o recorte do público que você quer atingir.

02. Conte uma história, conecte-se emocionalmente

A gente pode até achar que toma decisões com base em argumentos concretos e racionalidade, mas nem sempre é bem assim. Quem compra um iPhone não necessariamente adquire a tecnologia, mas sim a ideia de ter um produto da Apple. Ao invés de falar dos produtos, a gigante tecnológica vende a ideia por trás dos mesmos.

03. Não diga, mostre

Você pode passar 10 minutos falando bem do seu produto e como ele funciona. Faça isso, e é bem capaz que os usuários abram o Facebook depois de 30 segundos (e olhe lá) porque chegou uma notificação. Por que se limitar a descrever o produto, se você pode mostrar como ele pode transformar a vida das pessoas? Para que a gente possa mostrar e não só dizer isso, confira esse vídeo da Dior:

https://vimeo.com/57354193

04. Compartilhe suas crenças, não só o que você faz

Os usuários querem transparência, querem saber no que sua companhia acredita, as ideias que defende, eles querem, em definitiva, saber quem é você. Isso é um pouco novo pra maioria das empresas, tão acostumadas a falar somente sobre seus produtos. Em seus vídeos corporativos, você precisa mostrar porque as pessoas devem acreditar nas suas propostas.

Após a leitura deste artigo, o que você acha do seu vídeo? Ele responde a algum dos pontos expostos acima? Aliás, ele tem cara de quê? A Salsa Comunicação é fã do formato audiovisual, especialmente quando aplicado à comunicação corporativa. Se quiser trocar uma ideia conosco, é só entrar em contato, será um prazer falar sobre isso com você.

 

 

 

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