A importância do projeto gráfico de publicações impressas é muito grande para que o potencial leitor de uma edição converta-se em um comprador real. Uma atenção especial deve ser dada especialmente ao design exterior da publicação, seja um livro, uma revista ou um jornal, uma vez que as capas frontal e traseira e as abas são fundamentais na hora de influenciar na escolha dos prováveis leitores.

Embora o conteúdo seja essencial, o sucesso no mercado editorial depende, em grande medida, do projeto gráfico de uma publicação, uma vez que pode fazê-lo destacar-se em meio a tantos outros volumes disponíveis. As pessoas decidem comprar um livro ou outra publicação principalmente graças a como percebem a obra, especialmente quando não conhecem o autor ou o título de uma obra.

E se a gente recorrer à máxima “não julgue um livro pela capa”, pode desfragmentar essa problematização e fazer o caminho contrário: quem nunca julgou um livro pela aparência? O projeto gráfico é a chave para despertar o interesse pelo conteúdo, por isso é muito importante obter um resultado que responda à mensagem que é transmitida no texto.

Quando isso não acontece, corre-se o risco de perder uma oportunidade e que todo o trabalho do escrito não tenha a devida visibilidade. Da mesma forma, o design da capas, quando não similares e de acordo com o texto, pode gerar confusão nos leitores. É necessário que esse design também seja pensado em termos de um segmento de público claramente definido.

Ou seja, pensado para o target ao qual a publicação é dirigida. Precisamos, diretamente, chamar sua atenção ao levar em consideração suas características sociais, culturais, de idade e comportamento.

Estética exterior & interior

Obviamente, o a importância do projeto gráfico do interior do volume também é muito grande, uma vez que a escolha do formato, tipografia e organização das imagens influencia na leitura do texto. Um bom design editorial consiste em atingir a coerência gráfica e comunicativa entre o interior,  exterior e o conteúdo de uma publicação. Nesse sentido, a função do designer especializado é fundamental, pois é a pessoa com todo o conhecimento necessário para a realização gráfica bem-sucedida de uma publicação.

O design editorial é um ramo de design gráfico especializado em publicações, como livros, revistas, cartazes, jornais, catálogos, folhetos, trípticos, capas, entre outros. É dedicado à estética interna e externa desses textos ou conteúdos. Seria como dizer que o design editorial é responsável pela arquitetura das publicações.

De fato, é uma verdadeira arte, porque demanda criatividade e conhecimento técnico de produção para despertar o interesse de um público específico e muito exigente. O design editorial é responsável por comunicar, graficamente, uma voz individual, dirigida à uma multidão de possíveis leitores. Sua intenção é traduzir elementos técnicos em soluções visuais e otimizar aspectos de legibilidade de diferentes tipos de textos.

Último capítulo (deste artigo)

Cada tipo de publicação é totalmente diferente de outro. O que todas as publicações compartilham é a necessidade de equilíbrio simétrico entre o texto e a parte gráfica. A tarefa do projeto gráfico é criar publicações viáveis ​​e efetivas, do ponto de vista econômico, material e editorial, considerando tudo isso desde a criação do projeto e desenvolvimento, reprodução, distribuição e consumo.