Na hora de impactar o público de um evento, seja ele formado por clientes, investidores ou colaboradores, o investimento em eventos corporativos é sempre uma excelente opção, por isso vamos falar sobre a coisa mais importante de um evento: a experiência do público.
Apesar de muitos verem os eventos como estratégias de alto custo, a verdade é que eles também têm o potencial para gerar um retorno sobre o investimento bastante atrativo. Basta que você invista na experiência do público.
O que entendemos por experiência do público?
Experiência do público tem tudo a ver com a percepção que ele tem do seu evento. Cada ação, cada contato realizado antes e depois do evento devem contribuir para gerar uma imagem positiva da sua empresa. Caso contrário, você estará dando um tiro no próprio pé.
Primeiro, você precisa demonstrar a relevância do seu evento, como e por que ele vai contribuir para o público em questão. Num segundo momento, é preciso gerar expectativa, engajar cada pessoa antes mesmo do acontecimento. É dessa forma que você vai garantir lotação máxima.
Durante o evento, mais do que uma boa organização, deve haver surpresas. Momentos que fiquem gravados na memória dos seus convidados, como ações inusitadas e premiações, por exemplo.
Atualmente, a tecnologia é um grande curinga para deixar seus convidados extasiados: já pensou em usar realidade aumentada, internet das coisas ou projeções em 3D para inovar em seus eventos?
Caso não haja orçamento para colocar esse tipo de ação em prática, não desanime. Separamos algumas ideias bastante interessantes para que você promova experiências únicas.
1. Coloque artistas em ação
Uma feira, congresso ou qualquer tipo de evento que tenha stands pode ficar bem mais animado se você colocar alguns artistas de rua para fazer grafite em painéis estrategicamente dispostos.
Eles podem retratar a movimentação do evento, pintar alguns dos participantes ou situações inusitadas. Muita gente vai parar para ver.
2. Aposte no relax
Eventos que levam vários dias, como reuniões com representantes de vendas, congressos e missões de negócios podem se tornar bem mais atrativos se você der espaço para que as pessoas relaxem.
Um espaço zen, com puffs, redes e até cadeiras massageadoras pode tornar a experiência dos seus convidados bem mais relevante, afinal, a consolidação do que aprendemos ao longo do dia se dá durante o sono.
3. Prefira eventos ao ar livre
Ambientes fechados e com muitas pessoas reunidas acabam se tornando enfadonhos. Além de a circulação de ar ficar comprometida, a aglomeração gera poluição visual e sonora, o que pode deixar seus convidados estressados e desconcentrados.
Ao invés de manter todos dentro de quatro paredes, procure alternar as ações entre ambientes abertos e fechados. A mudança de cenário, aliada à movimentação, faz com que a concentração seja maior e a absorção da sua mensagem seja mais efetiva.
4. Aposte nas experiências
Quer tornar seu time mais coeso ou envolver sócios e investidores com seu planejamento estratégico? Os eventos experienciais são excelentes para isso. Arvorismo, sobrevivência na selva, saltos de parapente, entre outras ações, tiram os executivos da rotina e mostram que a vida não é apenas números.
Sua capacidade de inovar na experiência do público em eventos demonstra que essa competência também pode ser aproveitada nos negócios, o que certamente vai fortalecer vínculos importantes para o sucesso da sua empresa.
5. Crie ações de expectativa
Antes mesmo de o evento acontecer, você já pode começar a engajar seu público. É onde as ações de expectativa entram.
E-mails misteriosos, dando dicas; streaming de vídeo mostrando os bastidores; convidados importantes dando pequenos depoimentos; e concursos culturais em redes sociais são ações simples, baratas e que costumam gerar grandes resultados. Só não esqueça de surpreender também na hora do vamos ver.
Você já aplicou alguma dessas estratégias em um evento corporativo? Qual foi a repercussão? Conte pra gente!