Um bom conteúdo sem um bom visual perde grande parte da capacidade de encantar os leitores. Principalmente quando falamos daquelas publicações, digitais ou impressas, que fazem parte de um único projeto e, portanto, requerem uma única identidade.

O que torna possível essa harmonização entre conteúdo e parte visual em publicações periódicas é o que chamamos de design editorial. Pode ser considerado um ramo do design gráfico, mas com especificidades que iremos tratar neste artigo.

Está na hora de compreender, de uma vez, o que é o design editorial e por que ele é tão importante!

O que é o design editorial

Design editorial é a composição de imagens, texto e outros elementos de forma equilibrada e visualmente compatível com uma identidade visual previamente definida.

Podemos, simplificadamente, diferenciar a preocupação do design editorial com o seu primo mais conhecido, o design gráfico. Enquanto o último volta-se para peças únicas (a produção de infográficos, convites, cartazes, etc) o design editorial mira para a editoração de múltiplos conteúdos que formam uma única publicação: revistas, jornais, sites, ebooks e aplicativos são alguns exemplos.

A importância dessa ferramenta

Um projeto gráfico editorial influencia na experiência do leitor. Ela poderá ser mais ou menos confusa, agradável e dinâmica a depender do trabalho feito.

Além disso, possui a importante função de criar uma unidade visual para uma publicação que possui um conteúdo extenso, mas uma mesma proposta. Um exemplo é a revista digital Nexo, que ganhou prêmio de melhor publicação digital na premiação ÑH. Possui um projeto gráfico simples, mas bem característico.

 

Os elementos de um projeto gráfico editorial

O design editorial demanda bastante criatividade, mas também elementos técnicos que devem ser padronizados para a criação de um projeto gráfico editorial. Certifique-se de que o seu possui:

Identidade

A identidade visual é o que dará a unidade à publicação. Nela, devem constar as formas de aplicação da marca e a paleta cromática, por exemplo. Essa última é especialmente útil pois ajuda a criar hierarquia entre os elementos da página, auxilia na organização visual e torna o conteúdo mais próximo do público.

Tipografia

A tipografia cumpre o papel de auxiliar na identidade visual e a tornar a leitura mais agradável. A repetição desses elementos ajuda na identificação e diferenciação de uma marca para a outra. Um exemplo disso é a usada no jornal The New York Times. Não só a fonte do título ajuda na composição, mas a dos blocos de texto e subtítulos.

Elementos de repetição

Para criar uma unidade visual, lance mão de elementos de repetição, que ajudem a uniformizar a publicação. Os elementos que aparecem repetidas vezes (de maneira lógica, claro!) em variadas páginas ajuda ao leitor a identificar seções e a entender que todo aquele conteúdo faz parte de um único projeto editorial.

Grids

Por fim, os Grids. Eles são usados na diagramação para definir a disposição de colunas, títulos, imagens. Formam, ao final, um modelo que servirá de base para a montagem dos conteúdos.

Se você tem ou pretende ter uma publicação impressa ou digital, já deu um bom passo na criação de um bom produto. Continue essa jornada! Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, assine a nossa newsletter!