O site da sua empresa foi feito quando a ultima novidade era ter um site e não importava qual a linguagem em que ele havia sido feito. Mais que isso, ele foi feito quando a tendencia de design era totalmente diferente e premissas básicas para um site cumprir bem o seu papel não eram nem cogitadas, como ser amigável para os mecanismos de buscas, trazer conteúdo relevante para o seu publico e ser adaptado para plataformas mobile (que na época, talvez ainda nem existissem).

 

Com cortes de custos sempre afetando as áreas de marketing, vem a sua mente o dilema: É momento de fazer um site novo, ou apenas “reformar” meu site antigo. A resposta para esta questão é simples: A opção de reformar o site antigo nem sequer deveria ser levada em consideração, e isto pode ser explicada por uma analogia simples.

 

Imagine que seu site é uma casa, e no caso, uma casa bem antiga. Você está com a verba apertada, mas percebe que é o momento de deixar sua casa mais bonita e funcional para receber mais visitas, mais há um problema: Sua casa é feita com materiais obsoletos. O teto é de estuque, a fiação não tem aterramento, as paredes são revestidas de gesso e o encanamento está todo comprometido.

 

Num principio básico de engenharia, seria mais seguro e até mesmo mais econômico, derrubar esta casa e construir uma nova, tamanho o número de reparos que ela precisa. E da mesma maneira acontece com o seu site.

 

Ele é a casa onde toda informação importante para o seu cliente estará, e para você receber mais visitas, ele precisará estar arrumado. Com a velocidade em que a internet avança, reformar um site implicaria em promover alterações no seu site atual baseados em práticas e linguagens obsoletas, que custariam tempo e investimento semelhante ao que se gastaria para fazer um site novo, porém, sem conseguir tornar este site atraente e competitivo para o seu publico.

 

Por isso, assim como nesta analogia, se o seu site não tem muita visitação, leva muito tempo para carregar, não aparece nos melhores resultados dos sites de busca ou não abre em celulares e smartphones, o melhor a fazer é derrubar esta casa e construir uma casa nova.

Uma casa que seja mais moderna para você, e mais confortável para os seus visitantes.

 

Caue Guimarães