Indo direto ao ponto, uma analogia que explica bem qual o melhor caminho para uma empresa contratar uma agência de publicidade é a do Filet à Cavalo, que nos remete a dois personagens: O boi, e a galinha.
No filet a cavalo, a galinha entra com o ovo. Ou seja, ela apenas se envolve com o Filet. A bem da verdade, o que vai ser feito do ovo dela não importa.
Já o boi, vai além de se envolver. Ele se compromete com aquele filet. Ele deu sua própria vida para que o Filet à Cavalo pudesse ser feito. Da mesma maneira ocorre com a contratação de uma agência de publicidade.
Quando uma agência é contratada por jobs, ela apenas se envolve com o cliente. Não tem a oportunidade de se intervir no dia a dia do cliente buscando mais eficiência nas suas ações e na otimização dos investimentos em comunicação.
Já a agência que possui um contrato, ou um fee mensal, certamente estará comprometida com o cliente, pois terá um planejamento e um relacionamento que a levará a conhecer melhor seu cliente e o seu respectivo publico, mapear a concorrência e direcionar todas suas ações orientada para cumprir com o planejamento estratégico do cliente, além de trazer resultados, o que será vital até mesmo para a manutenção do seu contrato.
Além disso, vale também colocar a diferença entre os dois tipos de contratação na ponta do lápis: praticamente todas as agências oferecem políticas comerciais que tornam os valores para contratos de longa duração muito mais atrativos, gerando anualmente uma diferença significante na otimização dos investimentos em marketing.
Por isso, na hora de contratar uma agência, todo cuidado é pouco para não levar gato por lebre. Ou melhor. Galinha por boi.