O case de sucesso é um material de fundo de funil que serve para falar sobre resultados expressivos de um produto ou serviço, a fim de servir como prova social que pode ajudar outros clientes a verificarem o que este produto ou serviço pode fazer para se adequar as suas necessidades, e pode ser disponibilizado em uma página de site ou Landing Page, em um PDF para download ou até exposto por e-mail ou nas redes sociais.
Cada vez mais utilizados em estratégias de marketing digital, os estudos de caso tem sido uma ferramenta poderosa para demonstrar tudo o que o seu público ou consumidor precisa saber para decidir por aquilo que a sua empresa oferece, e é sobre isso que vamos falar um pouco mais aqui.
O Case funciona?
Contar uma história de sucesso, funciona. E uma estratégia que funciona muito é fazer um case de sucesso. Em um mercado cada vez mais competitivo e constantemente bombardeado por informações, o cliente sempre quer saber como outras empresas parecidas tiverem seus problemas resolvidos. Como a solução foi aplicada, qual o resultado e a satisfação de quem já contratou, por isso, é uma das estratégias que mais funcionam para terminar de convencer aquele cliente que já demonstra alguma tendência de compra.
Passo a passo para um case de sucesso
Vamos dar um exemplo aqui de um roteiro padrão e bem simplificado para você saber como fazer um case de sucesso do seu produto ou serviço, em 4 passos:
1 – Quem é o cliente
Aqui, é importante dar mais do que dados institucionais da empresa ou cliente que protagonizou o case de sucesso com a sua solução. É importante contar a história do cliente, seu contexto e o que fez ele chegar a esta necessidade. Além disso, vale falar de forma resumida como, na história da empresa, ela chegou ao momento que chegou, com as necessidades que possui.
2 – Cenário
Em seguida, vale dizer qual era o cenário, dor, problema ou necessidade que o cliente apresentava, para dar ideia do tamanho da transformação que a sua empresa ocasionou a ele. A empresa estava bem? Passando por dificuldades? Tinha que tipo de problema que precisava ser resolvido?
3 – O que a você fez pelo cliente
Aqui é o ponto onde vamos necessariamente tratar do que é um case: mostrar o resultado. A sua empresa solucionou qual problema, ou trouxe qual melhoria? O que mudou no cenário e no dia a dia da empesa, ou ainda, qual transformação o seu produto ou serviço ocasionou naquela empresa ou naquela realidade?
4 – O resultado
Aqui é o ponto onde vamos necessariamente tratar do que é um case: mostrar o resultado. A sua empresa solucionou qual problema, ou trouxe qual melhoria? O que mudou no cenário e no dia a dia da empesa, ou ainda, qual transformação o seu produto ou serviço ocasionou naquela empresa ou naquela realidade? É possível traçar um “antes e depois” da empresa mediante a solução que você ofereceu?
Seguindo este roteiro para o a criação do Case, é a hora de alguém redigir o texto final. Nessa parte, a função da redação é tornar o texto mais fluído, vendável, e faze-lo contar uma história de um jeito que prenda a atenção e promova a solução para quem acessar o material.
Publique, promova e use!
Por fim, com o case em mãos cabe publica-lo em algum formato. Hoje, é muito comum vermos cases para download em PDF, ou em páginas do próprio site, para que aquele visitante inicial já veja outras pessoas que adquiriram aquela solução e crie uma identificação daquela solução oferecida com a sua necessidade.
Há também outras formas menos utilizadas para um case, como enviado por e-mail ou até contado em rápidas palavras nas redes sociais, mas o importante é entender a jornada de compra do seu cliente para usar o case no momento certo.
Em geral, é muito utilizado no fundo de funil, após o cliente já ter tomado conhecimento da solução (topo), ter considerado aquilo para a sua empresa (meio) e estar finalmente apto a tomar uma decisão (fundo) a respeito disso. Neste momento, o case pode ser muito valioso para mostrar que a solução que ele conheceu e considerou pode funcionar e trazer bons resultados.
Independente do case que você tenha e da forma que vai utiliza-lo, o importante é colocar a sua história no papel e usar isto para fechar bons negócios.