O MDF, do ingês “Marketing Development Funds” é um recurso financeiro que geralmente, as empresas fabricantes ou desenvolvedoras de soluções oferecem aos seus parceiros, e é muito comum utilizar o MDF no marketing em empresas de TI. Seja para fabricante, distribuidor ou parceiro de canais, é imprescindível utilizar este recurso para promover suas ofertas de produtos ou serviços.

Esta verba de markerting pode ser utilizada em campanhas que contemplam diversas ações, como campanhas de mídia paga, campanhas de inbound marketing, webinars, eventos presenciais, e outras atividades, através da apresentação de um plano para o uso da verba destinada, e de uma posterior prestação de contas.

São elegíveis para receber verbas de marketing dos fabricantes ou desenvolvedores, empresas distribuidoras dos hardwares ou das soluções, revendedores ou reselers de softwares e outras soluções, que geralmente são empresas de serviços gerenciados ou integradoras de soluções, ou parceiros de canal em geral, que tem algum papel na venda ou entrega dos produtos ou serviços.

Para obter e utilizar verbas de MDF, é importante seguir alguns passos, que garantem o bom uso para o fabricante, e os bons resultados para os parceiros:

 

  1. Definir objetivos claros: Determine seus objetivos de marketing. O que você deseja alcançar com o uso dos fundos de MDF? Isso pode incluir o aumento da conscientização da marca, a geração de leads, o aumento das vendas ou o lançamento de um novo produto, mas é importante entender quais os requisitos do fabricantes e ações contempladas por ele, que podem variar de acordo com cada fabricante que concede a verba.
  2. Elabore um Plano de Marketing: Crie um plano detalhado que descreva como você planeja usar os fundos. Isso deve incluir estratégias de marketing específicas, como campanhas, eventos, webinars, etc. Aqui vale também incluir algum tipo de projeção de resultados alcançados, seja em acessos ao site, participantes de eventos, leads ou vendas.

  3. Orçamento Detalhado: Desenvolva um orçamento detalhado que mostre como os fundos de MDF serão alocados para cada atividade de marketing. Certifique-se de que o orçamento esteja alinhado com o plano apresentado.
  4. Execução das Atividades: Após a aprovação, execute as atividades de acordo com o plano, respeitando o plano de marketing, o orçamento e o cronograma.
  5. Acompanhamento e Mensuração: Durante a execução das atividades, acompanhe de perto os resultados. Utilize métricas relevantes para avaliar o desempenho, como o retorno sobre o investimento (ROI), o aumento no tráfego do site, a geração de leads e as conversões, com os mesmos KPI’s utilizados na projeção feita no plano de marketing.

 

Ao final da campanha ou ação executada com a verba de MDF, é importante fazer uma prestação de contas, que deve contemplar uma documentação detalhada, que inclui o planejamento, todos os entregáveis da campanha (artes, fotos de eventos, notas fiscais, contratos, etc), um relatório de atividades, com todas as ações por parte de todos envolvidos, seja o marketing da empresa que usou a verba até as atividades desenvolvidas por terceiros contratados, e um relatório final, com todos os números consolidados e resultados finais da ação.

Apesar do uso de MDF ser muito comum em empresas de tecnologia, muitos parceiros de canal que são elegíveis para utilizar verbas de MDF acabam não utilizando este recurso, e muitos fabricantes acabam até ficando com parte desta verba ociosa. Por isso, é importante entender como solicitar, utilizar e prestar contas desta verba e fazer com que o uso desta iniciativa faça parte da rotina e da cultura do marketing de empresas de tecnologia.