Você deve saber as maravilhas que o marketing e as plataformas digitais fazem juntos. Com eles, é possível aproveitar um universo inteiro de público engajado e sedento por conteúdo interessante. Aproveitando isso, muitas empresas começam a realizar todos os tipos de ações que encontram, direcionando-as para o máximo de pessoas possível.
Mas espera quando a automação de marketing é um diferencial? Será que essa é a forma mais efetiva de levar adiante o marketing digital? Certamente, quando o volume de conteúdo aumentar, e sua base de clientes chegar à casa das centenas, as mensagens estarão padronizadas, não trazendo o retorno esperado.
É nesse momento que surge a automação de marketing, uma ferramenta que revolucionará a sua forma de fazer marketing digital. Vamos explicar como ela funciona e porque ela é a queridinha do online, neste post!
Afinal, o que é a automação no marketing?
O termo refere-se a uma forma de facilitar e otimizar as tarefas de marketing digital que são repetitivas e formular mensagens que sejam personalizadas para cada tipo de público.
Automatizar é tornar uma tarefa o menos dependente possível da atividade humana. Assim, em vez de disparar e-mail marketing manualmente, com o mesmo conteúdo e título, a ferramenta de automação cria mecanismos de disparo automático e segmentado. Além disso, pode coletar informações sobre o público para otimizar as próximas comunicações.
O e-mail marketing é uma das aplicações mais conhecidas da automação de marketing, mas não é a única. É possível automatizar postagens em redes sociais, o gerenciamento de landing pages, anúncios e tudo mais que a sua imaginação permitir!
3 motivos para investir em automação de marketing
Trouxemos três bons motivos para investir em automação de marketing, veja:
1. Ela poupa o seu tempo (e dinheiro!)
Principalmente em empresas que possuem um time de marketing pequeno, ou possuem uma bom volume de vendas para gerenciar, é importante que as atividades sejam otimizadas.
A automação de marketing permite que uma pequena equipe realize um número imenso de atividades de forma eficiente, atividades que seriam impossível mesmo com um time de 20 pessoas.
Nutrir uma base de milhares de leads, postar em redes sociais em horários diversos com conteúdos diversos, saber quando o usuário está próximo da venda e muito mais!
2. É possível monitorar o comportamento de usuários e agir de acordo
A principal vantagem da automação aplicada à nutrição de leads (a conversa que você tem com um contato até sua efetivação da compra ou mesmo após isso) é poder monitorar o comportamento do usuário e agir de acordo com ele.
Assim, é possível conversar de forma diferente e enviar conteúdos diferentes para os usuários segundo as necessidades e objetivos que eles expressaram. A colocação de um produto no carrinho de compras, o acesso ao conteúdo em um blog e o download de uma planilha são ações que o software de automação interpretará como um sinal positivo ou negativo para uma tomada de decisões.
3. Ajuda o setor de vendas
Por fim, a automação de marketing é um diferencial porque ela ajuda o seu setor de vendas a vender mais. Isso porque ela reúne informações valiosas sobre esses leads ao longo da nutrição, que dizem em que eles estão interessados e o quão próximo da compra eles estão. Assim, o time de vendas não atuará às cegas. Saberá exatamente quando e como abordar o cliente.
As ações online tornam-se muito mais fáceis e assertivas quando se aposta em automação. Não perca as oportunidades que essa ferramenta pode trazer ao seu negócio!
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