Quando falamos em marketing para empresas de tecnologia, uma prática muito comum é fazer ações de co-marketing para empresas de TI, isto é, ações em que duas empresas – geralmente, um fabricante ou desenvolvedor de soluções e um parceiro de canais, como uma distribuidora, integradora ou revenda – trabalham juntos em alguma ação ou campanha de marketing, visando gerar resultados para ambos.

 

Comumente desenvolvida principalmente pelos fabricantes, e pouco usada pelos parceiros, estas ações podem trazer diversos benefícios, e listamos aqui 5 deles para incentivar você a procurar por parcerias e efetuar este tipo de ação.

 

1 – Obter campanhas prontas: Muitas vezes, uma revenda nova ou uma empresa integradora de tecnologias que ainda é pequena não tem uma estrutura de marketing completa para iniciar suas ações de marketing. Com as ações de co-marketing, estas empresas tem a oportunidade de receberem campanhas prontas, verem seus primeiros resultados e, a partir daí, iniciarem seus próprios investimentos e iniciativas em marketing.

 

2 – Associação da marca (Branding): O mercado de tecnologia está aquecido, e a tendência é que ele permaneça assim pelos próximos anos, então como destacar sua marca em meio a tantos fornecedores de soluções de TI? Um caminho rápido é fazer ações em co-marketing com os grandes fabricantes, onde você tem a oportunidade de associar sua marca a marca de um grande fabricante, aliando toda tradição, estrutura e credibilidade destas grandes empresas a sua própria marca.

 

3 – Ampliar o alcance de mercado: Em ações de co-marketing é comum que fabricante e parceiro tenham acesso a uma base de clientes em comum. O fabricante pode colocar o parceiro em contato com leads que ele não tem o foco de atender diretamente, enquanto o parceiro pode dar ao fabricante acesso a sua base de clientes. Há ainda casos em que a campanha atrai leads para ambos atenderem em conjunto, então em todas alternativas, fabricante e parceiro aumentam seu alcance de mercado.

 

4 – Verba compartilhada: As verbas de marketing para parceiros, conhecidas como MDF (Marketing Development Fund), é uma verba que os fabricantes já tem separadas para serem destinadas aos parceiros dispostos a promoverem seus produtos em ações de marketing, ajudando fabricantes a terem mais frentes promovendo suas soluções, e ajudando parceiros a investirem em iniciativas de marketing que possam trazer resultados, sem dispor de um investimento próprio para isso.

 

5 – Expertise e relacionamento: Ao colaborar com um fabricante, uma empresa parceira pode alavancar a expertise e a experiência do fabricante para melhorar seus processos ou serviços, além de fortalecer a parceria com o fabricante, tornando o parceiro mais estratégico e importante dentro do ecossistema de parceiros daquele fabricante.

 

Por isso, para empresas parceiras de grandes fabricantes ou desenvolvedores de soluções de TI, é importante verificar com todos os parceiros quais ações de co-marketing eles disponibilizam dentro da parceria, e qual o melhor caminho para desfrutar deste benefício.