Pare por alguns minutos e reflita: o que sua marca representa? Pensou no logotipo? Não é bem sobre isso que estamos falando.

O que define uma marca é o conjunto de percepções que o público faz dela. Quando falamos em branding, nos referimos à construção de uma marca, à definição de uma imagem corporativa que reflita os valores da organização e esteja alinhada com o que o público valoriza.

E por que isso é importante para uma empresa? Confira nas próximas linhas!

O branding define quem sua empresa é

Toda empresa quer ser reconhecida como única no mercado. Para tanto, precisa demonstrar o que a diferencia das demais. Esses diferenciais podem ser comunicados de diversas formas.

O logotipo é uma maneira de expor a personalidade da sua organização. Ele condensa não só seus valores atuais, mas a missão e visão que norteiam as ações da sua equipe. Tanto significado em apenas uma imagem exige um trabalho de especialista, por isso, conte sempre com um bom designer.

Você também deixa transparecer a imagem corporativa por meio da publicidade que faz, da linguagem que adota no marketing, na forma como se relaciona com a audiência.

O impacto de todas essas comunicações nos consumidores gera percepções distintas. O conjunto dessas percepções define a relevância da sua marca.

Você se torna referência no mercado

Se perguntarem rapidamente quais são as marcas de carro que você conhece, sua memória listará rapidamente as mais conhecidas e reconhecidas no mercado. Mesmo que você não consuma refrigerantes, sabe de cor quais são as marcas mais representativas do setor.

Isso acontece porque se você faz um bom trabalho de branding, a imagem da empresa fica gravada na memória das pessoas. A organização se torna referência para milhares de consumidores, mesmo que eles não façam parte do público-alvo selecionado.

Tornando-se referência, você tem mais chances de atrair oportunidades de negócios, pode valer-se da reputação que detém para realizar negociações mais produtivas e, certamente, será a primeira opção na lista de muitos consumidores prontos para comprar.

Branding constrói vínculos emocionais

Quer um cliente fiel por toda a vida? Conquiste-o com emoção. Um dos objetivos do branding é gerar identificação entre marca e consumidor, o mesmo que ocorre quando conhecemos alguém que partilha dos mesmos valores, crenças e atitudes.

Não existem comerciais que inspiram? Vídeos que emocionam? Frases de efeito que se tornam lema para muitos? Esse é o intuito do branding: fazer com que o público empatize com a sua marca, inspire-se com seus valores, participe da construção da sua imagem corporativa.

No momento em que o consumidor se sente parte da sua organização, você tem um defensor pronto para agir em prol da sua marca.

Você ganha diferencial competitivo

Mesmo com a entrada de produtos chineses no Brasil, que impactaram fortemente o setor de vestuário, como marcas como Levis e Lacoste continuam fortes (e vendendo bem)?

A resposta está na construção da imagem corporativa, na identificação do público com o que elas ofertam. E não estamos falando de preço, mas sim de status social, de diferenciação, de sentimento de pertencimento a um grupo restrito.

Outra marca que trabalha muito bem o branding é o Nubank. Os usuários do cartão de crédito se sentem parte de um grupo seleto. E isso faz toda a diferença na imagem e reputação da sua marca.

Quer mais motivos para investir em branding para a sua empresa? Continue acompanhando o blog da Salsa!