Antes de falarmos sobre comunicação integrada

 

É bem provável que você já tenha passado por esta situação ou conheça alguém que tenha tido esta experiência: enquanto consumidor, você recebe pelo telefone uma informação X sobre um produto ou serviço do seu interesse.

A partir daí, você decide analisar essa informação e dirigir-se à loja física ou ao site para efetuar sua compra. Ao chegar lá, porém, recebe uma informação Y sobre esse mesmo produto ou serviço e se sente perdido, desmotivado ou até enganado.

Uma situação assim pode indicar que a empresa segue uma estratégia mal formulada e tem uma comunicação — interna e externa — um tanto quanto precária. E tudo isso reflete na ausência de planejamento e adoção de medidas de Comunicação Integrada.

Apenas com base nesse exemplo básico, é possível inferir que você ou qualquer consumidor que passa pela situação descrita pode acabar desistindo da compra e se frustrando com a empresa, preferindo buscar alternativas e colocando fim em um relacionamento que poderia ser promissor e duradouro.

 

Acreditamos que, estando do outro lado desse relacionamento, você quer evitar que consumidores (e outros stakeholders) abandonem sua empresa não pela falta de qualidade nos produtos ou serviços, mas em razão de falhas comunicativas.

Há, ainda, muito mais a saber sobre o alcance de uma boa estratégia de Comunicação Integrada e suas vantagens para o sucesso de qualquer empreendimento.

Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir porque e como apostar nessa ideia, continue a leitura do texto!

 

1. O que é comunicação integrada

 

Uma comunicação integrada é aquela que une todas as formas de comunicação adotadas por uma empresa.

Philip Kotler, considerado um guru mundial do marketing, explica que a proposta se baseia na análise de toda a atividade de comunicação e sua integração contínua, resultando em esforços para gerar uma mensagem sempre clara e uniforme.

O “boom” do digital fez com que muitas empresas voltassem suas atenções quase que exclusivamente para esse ambiente, ainda que não abandonassem as estratégias de comunicação e marketing offline (ou as estratégias tradicionais).

Esse cenário favoreceu o distanciamento entre diferentes núcleos individuais de comunicação, contribuindo para a adoção de estratégias e linguagens distintas dentro de uma mesma empresa. O que, por consequência, contribui para o aumento de ruídos na comunicação, afetando o relacionamento com clientes e demais stakeholders.

É por essa razão que é cada vez mais clara a necessidade de alinhar e combinar estratégias offline e online, promover uma sintonia que permita a uma empresa enviar mensagens claras, com consistência e coerência sempre.

 

Essa ideia favorece inclusive o sucesso nos processos internos, mas chama atenção, sobretudo por seu potencial de contribuir para que uma empresa se destaque perante o mercado e o público, fortaleça suas vantagens competitivas e aumente suas vendas.

Resgatando Kotler, é interessante ressaltar que a comunicação integrada é uma maneira de ver todo o processo de marketing pelo ponto de vista do receptor da comunicação.

Em outras palavras, a comunicação integrada unifica todas as formas que uma empresa tem para se comunicar com seus públicos, com o objetivo de transmitir uma mensagem única (sem informações desconexas), em qualquer canal ou formato de conteúdo escolhido.

 

2. Comunicação integrada e marketing

 

Para começar a entender melhor porque vale a pena investir na adoção de estratégias de comunicação integrada, é interessante compreender sua relação com o marketing da empresa e seus objetivos.

Ao longo dos anos, empresas dos mais variados portes e segmentos sentiram a necessidade de se apoiar em estratégias de marketing cada vez mais bem desenvolvidas. E isso aconteceu e continua acontecendo em função do aumento da competitividade nos mercados, da diversidade de mídias existentes e do nível de envolvimento e exigência da clientela.

Nesse cenário, os quatro Ps do Mix de Marketing ― Produto, Preço, Praça e Promoção ― permanecem como pilares básicos de qualquer estratégia e, com isso em mente, é preciso fazer um destaque ao P de promoção para destacar o papel da comunicação e da comunicação integrada.

O P de promoção, diferente do que pode parecer, não está relacionado à oferta de descontos em produtos ou serviços. Na verdade, tem relação com a promoção da empresa, de sua marca e daquilo o que ela tem a oferecer ao seu público. É por isso que a comunicação é parte estratégica do marketing de uma empresa.

 

Porém, mais do que conseguir transmitir sua mensagem, uma empresa precisa conseguir se aproximar e gerar valor para, então, conquistar o cliente e engajá-lo em um contato duradouro. E, por isso, a promoção da marca se apoia cada vez mais em estratégias de marketing de relacionamento.

A importância disso vem do fato de que, para conquistar clientes (e até mesmo outros stakeholders), uma empresa precisa ser capaz de saber se relacionar com esses clientes. E a forma como esse relacionamento é feito, desde o primeiro contato até o pós-venda, por si só, é uma retrato da comunicação e, portanto, de tudo aquilo o que constitui a sua marca.

O alinhamento das estratégias proposto pela comunicação integrada de marketing é o que garante que uma empresa não transmita mensagens confusas e acabe levando a um relacionamento instável e frágil.

Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens da comunicação integrada e entender melhor porque essa aposta vale a pena? Então siga para o próximo capítulo!

 

3. Comunicação integrada e vantagem competitiva

 

Houve um tempo em que a promoção proposta pelo marketing podia se concentrar apenas em “vender” a ideia de que o produto ou serviço oferecido por uma empresa era melhor do que os da concorrência.

De fato, a qualidade dos produtos ou serviços também é fator fundamental para que uma empresa consiga se destacar das outras e obter o que é chamado de vantagem competitiva.

Atualmente, porém, isso não basta para gerar valor para os clientes. Representante de um público cada vez mais atuante e poderoso, a clientela está em busca de um “algo a mais” e, por isso, é comum entender a vantagem competitiva como o diferencial que a empresa tem.

Por essa razão, há um esforço crescente em busca de soluções e ideias inovadoras. Mas, antes de pensar em produtos ou serviços que, por si só, sejam novidade no mercado — algo muito difícil nos dias de hoje — uma empresa deve pensar em inovar na sua forma de se conectar, comunicar e relacionar.

Para além da qualidade dos produtos ou serviços ofertados, é essa experiência que aparece como diferencial e contribui para aumentar a vantagem competitiva da empresa diante de seu mercado. O que sustenta a já conhecida ideia de que uma empresa precisa ser capaz de oferecer uma experiência positiva e memorável para toda e qualquer pessoa que se relaciona com sua marca.

Tarefa fácil? Certamente não. E é por isso que uma empresa precisa investir na integração da comunicação — da linguagem, da mensagem, do objetivo e até dos métodos de coleta de dados e análise de indicadores — e unir suas forças para encarar esse desafio.

Do contrário, não importa quão bem desenvolvidas são as estratégias de cada um de seus núcleos de comunicação. A falta de alinhamento e coesão vai fazer com que o resultado global não seja positivo o bastante para que a empresa apresente e sustente o seu diferencial, aumentando sua vantagem competitiva.

 

4. Comunicação integrada, omnichannel e o aumento das vendas

 

Toda essa conversa sobre marketing, mercado e relacionamento com os públicos, em particular com o consumidor, serve para introduzir outra temática que se beneficia com a comunicação integrada: o omnichannel.

Se você ainda não sabe do que se trata, não tem problema. Essa é a hora de descobrir porque o omnichannel (ou omni-canal, sendo omni um termo para “tudo” ou múltiplos canais) é mais uma das tendências que veio para ficar e, gradativamente, vai se fortalecer acompanhando as mudanças que a tecnologia promove nas rotinas e no comportamento dos consumidores.

O que já é chamado de comportamento omnichannel compreende que, cada vez mais, os clientes de uma empresa buscam por um relacionamento e por uma comunicação que se mantenha uniforme e contínua em diferentes canais.

Isso significa que seu contato pode começar, por exemplo, a partir de uma ligação telefônica e terminar com uma troca de e-mails, sem que isso leve à necessidade de reiniciar a conversa a cada novo canal e, mais do que isso, sem que isso leve ao compartilhamento de mensagens diferentes e a uma experiência incoerente.

Para ser capaz de prestar um atendimento multicanal, uma empresa precisa unificar sua comunicação e estratégias. O que nada mais é do que a base da comunicação integrada.

Se ainda não ficou claro, frente a essa tendência por um atendimento e relacionamento omnichannel, a vantagem de apostar na integração da comunicação da empresa é estar preparado para acompanhar as novas demandas do mercado e apresentar vantagens competitivas.

Consequentemente, a decisão de adotar medidas de comunicação integrada favorece a criação de um cenário mais propício para que a empresa atraia e conquiste mais clientes, converta mais e aumente sua lucratividade.

 

5. Comunicação integrada e a otimização do orçamento

 

A comunicação integrada não pressupõe que um mesmo conteúdo seja utilizado em diferentes meios ou simplesmente levado do marketing offline para o online e vice-versa.

Diferente disso, a integração da comunicação tem por objetivo fazer com que as estratégias de marketing estejam aliadas e se complementem, aumentando as chances de sucesso na propagação de uma mensagem clara e poderosa para a conquista dos objetivos da empresa.

Ainda que os diferentes núcleos individuais de comunicação de uma empresa estejam cientes desses objetivos, podem acabar desenvolvendo estratégias que direcionam para mensagens desconexas, como apontam as ideias apresentadas anteriormente.

Outra situação decorrente da falta de alinhamento das estratégias de comunicação e marketing é o mau direcionamento de recursos, algo que, por vezes, passa despercebido em uma empresa que aposta em diferentes núcleos de comunicação.

Isso porque cada núcleo pode desenvolver estratégias sólidas e demandar um orçamento que pareça adequado para colocá-las em prática. Separadamente, pode até ser que a análise desse cenário aponte para uma utilização estratégica e inteligente dos recursos da empresa.

Porém, sem a adoção de medidas de comunicação integrada, estratégias boas tem chances maiores de levar a resultados aquém do esperado justamente por acabarem usando linguagens diferentes e tendo um apelo distinto. E isso resulta em uma variedade de estratégias que não conseguem sustentar uma marca e fortalecê-la perante o mercado.

Do contrário, a integração favorece a otimização dos recursos e do orçamento de marketing da empresa. Assim, unificar a comunicação para levar a objetivos comuns tende a reduzir gastos e aumentar o retorno sobre o investimento de cada ação.

Além disso, a comunicação integrada faz com que seja mais fácil para os agentes internos da empresa compreenderem cada um desses objetivos, bem como o valor que precisam gerar a cada interação com o público, a cada ação.

Isso contribui para que todo o processo desenvolvimento de campanhas e análise de resultados seja mais assertivo, diminuindo a necessidade de retrabalhos e até aprimorando o gerenciamento de eventuais crises.

Ainda, essa integração do monitoramento permite que a empresa consiga traçar novas estratégias sempre que necessário e redirecionar sua busca por resultados com menos esforços e, claro, com menos gastos.

 

6. Conclusão

 

A comunicação integrada é o caminho para melhorar o posicionamento de marca e oferecer ao público de uma empresa, sobretudo aos seus clientes, uma experiência que agregue valor e resulte em vantagem competitiva perante o mercado.

Além disso, é também caminho para que uma empresa consiga acompanhar tendências relativas à qualidade, eficiência e inovação em seu atendimento e no relacionamento com o público. Algo que, cada vez mais, tem poder de diferenciar, destacar e impulsionar uma marca para o sucesso.

 

Esperamos que com este texto você tenha entendido melhor a ideia que sustenta a importância da integração na comunicação e no marketing, bem como compreendido algumas de suas vantagens.