A landing page, ou numa tradução livre páginas de aterrissagem, ou conhecidas como páginas de conversão é voltada exclusivamente e principalmente para conversão de visitantes no seu site, e por isso deve ser sempre clara e objetiva, mas há diversos pontos que devemos observar e diversas técnicas disponíveis para que desde o briefing, a Landing Page seja pensada e desenvolvida para ter uma alta conversão, e trazer resultados.

A Landing Page é uma ferramenta importante para gerar leads, ajuda a aumentar a conversão pois, diferente da página de um site, ela não oferece ao visitante diversas opções de ações ou de navegação. Ela é focada em uma só oferta ou tipo de ação, não dando outras opções aos visitantes.

Assim, se a sua estratégia trouxer a pessoa certa para a página através de anúncios no google ou nas redes sociais (atração), provavelmente ela irá se dispor a preencher um formulário com os dados dela, aumentando a sua taxa de conversão (etapa de conversão do funil de vendas).

Alguns exemplos de LP que podemos utilizar: 
  • Página de produto/catálogo

Visa a conversão a partir da exibição de produtos ou serviços.

  • Página de oferta de conteúdo (com ícones)

Usada para conversão em ofertas de materiais ricos.

  • Página de oferta de fundo de funil (levantada de mão)

Página sugerindo o agendamento de uma reunião

  • Thank you page

Página de agradecimento por uma conversão, por baixar um material ou solicitar uma reunião

  • Squeeze page

Página para registrar leads ou oportunidades manualmente

Conteúdo

Para criar landing pages que realmente convertam, precisamos falar sobre a copywriting. É importante criar um conteúdo curto e impactante, que leve o visitante a conversão e funcione efetivamente para a geração de leads. Cada modelo de LP tem sua característica específica, mas o os títulos e textos devem ser chamativos, estar diretamente ligados a oferta ou a solução, e seguir as técnicas de copywriting.

Por isso, é fundamental que se faça uma pesquisa de palavras chave que relacione tudo o que o usuário ver na página de destino da pesquisa dele.

Além de pensar no conteúdo da própria Landing Page, pode ser uma boa ideia pensar em um e-mail “auto responder”, com uma resposta automática para os visitantes que converterem na página.

Geralmente, este tipo de e-mail é um texto curto, agradecendo pela conversão e fornecendo o próximo passo, o link ou o caminho para download do material da Landing Page. Pode parecer um detalhe, mas são exatamente estes detalhes que podem criar mais chances de que o usuário se engage com a sua página e a sua comunicação.

Criação

É importante que o criativo observe as questões relacionadas ao layout, mas também a usabilidade e até conversão da LP. Para isso, vale fazer testes de cores, de posicionamento dos formulários ou Call to Action, ou até criar mais de uma opção para fazer um teste A/B. Ferramentas de automação como o RD Station já oferecem esta opção, fornecendo um caminho simples para testarmos alternativas, sempre para verificarmos qual trará mais conversões para a nossa página.

Conclusão:

Entendendo agora que a Landing Page nada mais é do que uma página de captura, que deve ser simples, objetiva e focada em um único assunto para coletarmos as informações que queremos saber do nosso lead, a ideia é utilizar ela sempre que tiver uma campanha onde você está focado apenas na conversão de novos leads. Há muito mais para estudar e ler sobre o assunto, mas mais importante agora é arregaçar as mangas e fazer as primeiras landing pages para o seu negócio!