O email marketing é uma ferramenta excelente, que passou a perder um pouco da sua força pela associação que muita gente faz com mensagens indesejadas ou spams. Mas a verdade, é que se utilizada corretamente, o e-mail marketing continua sendo uma opção de falar com o público certo, de maneira segmentada e com baixo custo.

Uma campanha de email marketing tem sempre um objetivo de levar o destinatário a alguma ação. Assim, mais do que pensar em um briefing, no texto ou no layout de um e-mail, deve se pensar no seu objetivo, e no conjunto de práticas que farão com que tenha maior visualização, taxas de abertura e clique, alcançando um melhor resultado.

Temos alguns tipos de e-mail que podemos gerar:

  • E-mail de fluxo (texto)

E-mail de texto, utilizado em fluxos de nutrição, com textos simples e CTAs

  • E-mail Marketing RD Station (Imagem)

E-mail com imagens, feito a partir de templates criados diretamente no RD Station.

  • E-mail Marketing (html)

E-mail com imagens, feito no Photoshop e finalizado posteriormente em HTML.

  • Newsletter

Modelo de newsletter, feito a partir de template criado diretamente no RD Station.

Assim, vamos a alguns passos para você começar a utilizar esta estratégia:

Criação de Conteúdo

O primeiro passo para criar campanhas de e-mail marketing, é a criação do conteúdo É importante que seja um conteúdo curto e impactante, e leve o visitante a conversão (abertura e clique no e-mail). Cada modelo de e-mail tem sua característica específica, mas o os títulos e textos devem ser chamativos e estarem diretamente ligados a oferta ou a solução, conter em média, entre 110 e 180 palavras e seguir as técnicas de copywriting.

Definição de remetente, assinatura e base para disparo

Dentro da definição da sua estratégia, é importante ter uma lista de emails segmentada, para que você possa enviar emails que realmente convertem. Assim, é preciso definir:

·      Remetente: de qual e-mail que será feito o disparo

·      Assinatura: Quem assina o e-mail? Há uma assinatura de e-mail a ser inserida?

·      Lista de contatos: qual a base ou segmentação para a qual o e-mail será enviado?

·      Data do disparo: Qual a data e horário para disparo do e-mail.

Criação

Para o tipo de email composto por imagens (Oferta de conteúdo, promocional e Newsletter), o briefing segue para a criação, e com base nas informações a Criação pode dar início a produção do E-mail marketing. Vale dizer que o e-mail deve ser visualmente atrativo, mas também funcional, portanto deve preferencialmente ser desenvolvido dentro de uma ferramenta de email marketing (no nosso caso, o RD Station), para que se possa diminuir uma etapa.

Caso contrário, sua arquitetura deve ser desenvolvida pensando em simplificar o processo de fechamento em HTML. Há um back log de ideias que registramos com as práticas que tem funcionado na construção de um e-mail marketing, que pode ser acessado aqui (LINK), e que pode receber atualizações também, sempre que houver alguma dica ou prática que possa ser usado por outros criativos ou até pelo atendimento ou pelo digital em outros e-mail marketings.

Teste

Antes do disparo, é importante que seja sempre feito um teste do e-mail, para revisão do responsável do digital e do próprio atendimento da conta.

No caso de e-mail composto por imagem (html), é importante que o teste seja feito em Outlook e em Gmail, para verificar se não apresentará erros ou quebras em nenhum dos dois serviços. Além disso, é importante testar possíveis links que estejam contidos nos e-mails, para ver se todos estão endereçados para o lugar certo, que pode ser um site, uma landing page ou até uma página nas redes sociais.

Para facilitar esta tarefa, existem algumas ferramentas gratuitas que podem ser usadas para testar e verificar um e-mail marketing, e se quiser se aprofundar nesta parte para ter certeza de que o seu email marketing pode realmente levar ao resultado esperado, um Teste A B pode ser feito, comparando duas versões do mesmo e-mail para ver qual pode trazer mais resultado.

Disparo

Com o e-mail marketing revisado e testado, o envio de email pode ser programado, mas vale lembrar que cada tipo de público pode responder melhor de acordo com um dia e horário específico para o disparo do e-mail. Por isso, vale procurar por estudos que mostrem um pouco do comportamento do usuário no recebimento de novos e-mails, e testar o seu público para ver qual a forma onde ele melhor responde.

Outras Ações

Por vezes, pode ser necessário fazer algumas ações para que a campanha ou o disparo de e-mail seja mais efetiva. Abaixo, 3 tipos de ações que podem se fazer necessárias, com links úteis para executálas e garantir que a campanha

·      Limpeza de base: É recomendável que seja feita uma higienização da base, que pode ser feita através do próprio RD Station (excluindo soft bounces, hard bounces ou criando e excluindo segmentações com contatos que não abrem seus e-mails há um tempo ou quantidade de envios determinada), ou através de algumas ferramentas, que dispõe também de versões gratuitas:

https://www.datavalidation.com/

https://www.safetymails.com/

 

·      Qualidade do E-mail: Problemas relacionados a uma campanha podem estar ligados a qualidade do disparo do e-mail. Por isso, é importante fazer periodicamente um teste, em uma das ferramentas indicadas abaixo ou alguma similar:

https://glockapps.com/

https://www.mail-tester.com/

 

·      Entregabilidade: Para conferir os dados em fontes confiáveis e verificar se a entrega está boa, há duas sugestões:

https://postmaster.google.com/

https://mxtoolbox.com/

Ainda podemos nos aprofundar e pensar não apenas em disparos isolados, mas em ações que tragam também alguma automação de marketing para uma estratégia mais completa, mas você pode ler um pouco mais sobre o assunto AQUI, além de acompanhar nosso blog para dicas completas que vão ajudar você na sua estratégia de e-mail marketing e de marketing digital.