Atualmente tudo o que se ouve falar é em marketing digital. Facebook isso, Instagram aquilo… mas, por que investir no marketing off-line? Será que ele deixou mesmo de gerar bons resultados para as empresas? Ou será que todo o seu histórico e resultados estão sendo menosprezados?

Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso! Você não precisa decidir pelo on ou off. É possível gerar resultados excelentes unindo os pontos positivos de ambas as opções. Vale lembrar que, no final das contas, o papel de um outdoor ou de uma página no Facebook é o mesmo: vender mais!

Confira nossas dicas e lembre-se de deixar um comentário caso tenha alguma dúvida. Vamos lá!

Nem on, nem off: marketing!

Muitos profissionais e gestores cometem o mesmo erro na hora de pensar em uma estratégia de marketing para suas empresas: separar o on-line e o off-line. Eles não são inimigos nem concorrentes e, se você ainda faz planejamentos separados para os dois, está na hora de rever os seus conceitos.

Vamos supor que sua empresa sempre participa de uma feira. Em paralelo, está produzindo conteúdo para o blog a fim de atrair mais leads. Já considerou a possibilidade de oferecer um brinde em troca de dados (como e-mail e telefone), das pessoas que visitam seu stand?

Esse é apenas um exemplo de como on-line e off-line devem trabalhar juntos em função dos mesmos objetivos. E, para que essa junção funcione bem, é preciso investir tempo e esforço em planejamento!

A importância de planejar

Antes de sair imprimindo panfletos, investindo em um outdoor ou até mesmo antes de fechar o stand daquela feira fantástica, determine o objetivo geral do seu marketing em um determinado período. Por exemplo, em 12 meses, qual o principal objetivo da empresa?

É claro que todo mundo quer vender mais, sempre! Mas, existem ações importantes para o posicionamento da marca (branding), ou então para aumentar a presença digital, que têm tanto ou mais poder de gerar resultados no médio e longo prazos.

Por isso, invista tempo junto aos gestores e colaboradores de nível gerencial para decidir qual objetivo é central para a marca no próximo período! Lembre-se sempre de medir os resultados das ações, sejam elas on ou off-line. O que nos leva à próxima dica:

Meça seus resultados

Toda ação de marketing deve ter seu resultado medido. No ambiente digital é mais fácil acompanhar os resultados, uma vez que aplicativos como o Google AdWords, Analytics e Facebook Ads oferecem dados precisos sobre cada ação. Isso não significa que se você investir no marketing off-line você deva ignorar os resultados!

Vamos supor que a empresa decide colocar um outdoor com um número de telefone. Compre um chip novo (-R$20) e contabilize quantas ligações surgiram a partir daquele determinado anúncio. Da mesma maneira, quantas vendas sairam dessas ligações?

Acompanhar todos os resultados vai demonstrar, em números, que o melhor caminho para a sua empresa não é on-line nem off-line: é a junção das duas possibilidades!

 

E você, investe em marketing off-line? Como você mede seus resultados? Conte para a gente nos comentários!